copa do mundo 2014
46
Juca Kfouri
10/07/2014 06:55
Alemanha e Argentina vão decidir a Copa do Mundo pela terceira vez.
Em 1986 a Argentina levou e em 1990 a Alemanha se deu melhor.
O desempate será no Maracanã neste domingo, às 16h, oportunidade para uma seleção européia, enfim, ganhar uma Copa na América.
Em 1962, no Chile, a antiga Tchecoslováquia foi derrotada pelo Brasil.
Em 1970, no México, foi a vez da Itália perder para o Brasil.
Em 1978, na Argentina, a Holanda caiu diante dos anfitriões e em 1986, outra vez no México, foi a vez da Alemanha perder para a Argentina.
Nos Estados Unidos, em 1994, novamente a Itália perdeu do Brasil e esta foi a última Copa disputada deste lado do mundo.
A Seleção Brasileira, como se sabe, foi campeã na Europa, em 1958, na Suécia.
A Alemanha de hoje é mais forte e com mais jogadores decisivos que a Argentina.
Mas não passa pela cabeça de ninguém que a final da Copa do Mundo, vencida 10 vezes pelos europeus e nove pelos americanos, termine em goleada, alguma coisa como um 7 a 1 por exemplo.
Porque isso não existe no futebol.
A humilhação necessária para o Brasil repensar todo seu futebol
45
juliogomes
09/07/2014 12:48
Ninguém gosta de ver os conterrâneos humilhados. Pessoas tristes, chorando, cabisbaixas. O que aconteceu no Mineirão nesta terça-feira toca fundo o coração de quem tem sentimentos. Quando o brasileiro enxugar a lágrima, no entanto, lavar o rosto e sacudir a poeira, talvez ele perceba que o que aconteceu era previsível. Mais do que previsível, era até óbvio. E necessário. As vitórias escondem problemas, as derrotas jogam luz sobre eles.
O futebol brasileiro está parado no tempo. Os poucos que estão há bastante tempo colocando o dedo na ferida são massacrados por parcela da opinião pública e a enorme parte dos torcedores. As acusações são super profundas: “antipatriotas'', “torcem contra'', “vira-latas'' e por aí vai.
Quando saiu a tabela da Copa do Mundo, muitos