copa 2014
ELISSON DIAS
GABRIELA SANTOS
LEANDRO JESUS
REGIANE MARQUES
ROMÁRIO SILVA.
FONTE CHAVEADA
GOVERNADOR MANGABEIRA -BA
MARÇO 2014
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO
FONTE CHAVEADA
Trabalho com requisito, avaliativo da disciplina Eletrônica de Potência, orientado pelo professor Grisi do curso de Manutenção e Suporte em Informática do módulo III matutino.
GOVERNADOR MANGABEIRA -BA
MARÇO 2014
FONTE CHAVEADA
Uma fonte chaveada ou comutada (em língua inglesa switch Ed Power supply (SMPS)), é uma unidade de fonte de alimentação eletrônica que incorpora um regulador chaveado, ou seja, um circuito controlador interno que chaveia (comuta) a corrente, ligando e desligando rapidamente, de forma a manter uma tensão de saída estabilizada. Reguladores chaveados são utilizados para substituição de reguladores lineares mais simples, quando uma eficiência maior, menor tamanho e maior leveza são requeridos
As fontes chaveadas podem ser classificadas de acordo com a forma de onda da tensão de entrada e de saída conforme segue:
Entrada CA, saída CC: retificador
Entrada CC, saída CC: conversor de tensão, ou conversor de corrente ou conversor CC/CC
Entrada CA, saída CA: Conversor de freqüência, ciclo conversor
Entrada CC, saída CA: inversor
No caso das fontes de alimentação chaveadas, as utilizações de um transformador de alta freqüência permitem reduzir o tamanho e o peso das fontes chaveadas. Essas fontes utilizam transistores especiais (FETs), como interruptores eletrônicos de alta comutação, que diminuem as perdas e aumentam o rendimento total das fontes. Dessa forma, a potência controlada pela fonte fica maior.
As fontes chaveadas podem dissipar potências maiores, utilizando componentes de menores dimensões em relação à fonte linear, e trabalham com modulação de pulso, alterando a freqüência da rede para uma faixa entre 20 e 60kHz. Com essa nova freqüência, os principais