Copa 2011
O tamanho e o nível de conforto de um estádio devem ser proporcionais à futura demanda de uso e aos recursos disponíveis para a sua construção. O ideal é que seja feito um estudo de viabilidade, levando em conta que o tempo de vida útil dos estádios modernos é de 30 anos.
Quanto à capacidade, a Fifa recomenda um mínimo de 30 mil assentos para jogos internacionais, 50 mil para um jogo final de Copa das Confederações, e 60 mil para a final de uma Copa do Mundo.
Quanto à localização, a entidade recomenda a existência de estacionamentos para carros e ônibus ao redor do estádio, além da oferta de meios de transporte de massa. Para receber eventos internacionais, deve haver hotéis, centros comerciais e a um aeroporto nas proximidades do estádio.
2 - Orientação do campo
A orientação ideal dos estádios é a norte-sul. No entanto, esta direção pode ser modificada para se adaptar a especificidades regionais. Os jogadores, o público e os profissionais de comunicação devem ser protegidos contra o ofuscamento produzido pelos raios solares. Se houver cobertura, o material de composição deve permitir que o gramado receba luz solar e ventilação adequada.
3 - Segurança
Segundo a Fifa, a segurança dos torcedores deve ser tratado como item prioritário, tanto na elaboração do projeto quanto na operação dos estádios. Para isso, recomenda que setores como escadarias, portões e corredores sejam sinalizados e livres de obstáculos. Os portões de acesso devem abrir do interior para o exterior do estádio e permanecerem destrancados enquanto houver público. Para impedir invasões, os portões podem ter um sistema de tranca facilmente manejável por qualquer pessoa no interior do estádio.
Para garantir a segurança dos torcedores, os estádios devem ter uma sala de controle com visão panorâmica e câmeras de vigilância interna e externa. Deve haver ao menos uma sala de primeiros socorros, a qual o público possa acessar facilmente estando dentro