COORDENAÇÃO
Léxico é o nome que é dado ao conjunto de vocábulos de certo idioma. Ou seja, é todo um conjunto de palavras que as pessoas de determinada língua tem à sua disposição para expressar-se, oralmente ou por escrito.
Um pouco de história
A maior parte do léxico do Português é derivado do latim, já que o português é uma língua românica. No século XIII, por exemplo, o léxico do português tinha cerca de 80% de suas palavras com origem latina e 20% com origem pré-romana, germânica e árabe.
Atualmente, a língua portuguesa ostenta em seu vocabulário termos provenientes de diferentes idiomas como o holandês, o hebraico, o persa, o chinês, o turco, o japonês, o alemão e o russo, além de idiomas bem mais próximos, como o inglês, o francês, o espanhol e o italiano, línguas africanas dentre tantos outros.
Podemos encontrar no nosso léxico palavras que se enquadram nos seguintes grupos:
Polissemia
Polissemia é um conceito da área da linguística que significa algo que tem muitos significados.
A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.
Parônimos
Parônimos: vocábulos ou expressões que apresentam semelhança de grafia e pronúncia, mas que diferem no sentido. Ex.: Cavaleiro: homem a cavalo Cavalheiro: homem gentil
Homônimos
Vocábulos que se pronunciam da mesma forma, e que diferem no sentido.
- Homônimos perfeitos: vocábulos com pronúncia e grafia idênticas (homófonos e homógrafos). Ex.: São: 3ª p. p. do verbo ser. - Eles são inteligentes. São: sadio. - O menino, felizmente, está são. São: forma reduzida de santo. - São José é meu santo protetor.
- Homônimos imperfeitos: vocábulos com pronúncia igual (homófonos), mas com grafia diferente (heterógrafos). Ex.: Cessão: ato de ceder, cedência Seção ou secção: corte, subdivisão, parte de um