Cooperativismo no brasil
As constantes mudanças no mercado empresarial,obrigam aos gestores uma capacitação cada vez maior. Estes empreendedores enfrentam alem de um oscilação do mercado externo, ou até mesmo um mercado interno marcado por políticas desfavorável a implantação de novo negócios.
Os administradores modernos tem que esta atentos a estas mudanças através da aplicação das principais técnicas apresentadas neste semestre em que se aplicadas na organização podem ser ferramentas uteis na tomada de decisões estratégica dos administradores.
A sobrevivência deste empreendimentos é condição indispensável para o desenvolvimento no país, estudos mostram que os dois primeiro anos de atividade de uma empresa são os mais difíceis, demonstrando assim a necessidade de utilização de praticas que monitorem a atuem para sobrevivência deste empreendimentos.
No Brasil são criados anualmente 1,2 milhão de novos negócios, deste um percentual de 99% são de pequenas e medias empresas e empreendedores individuais. Estes empreendimentos são responsáveis por quase metade dos empregos gerados no país que se somados as empregos gerados pelo empreendedores individuais totalizara quase dois terço da ocupação existente no setor privado.
As cooperativas e associações tem um papel fundamental no sucessos destes empreendimentos, pois são através delas que a maioria casos de sucesso são registrados. Somando a esta modalidade de trabalho temos papel do SEBRAE no campo de pesquisa, monitoramento e diagnósticos direcionando os empreendedores na tomada de decisões aumentando assim as taxas de sobrevivência das empresas, que hoje já ultrapassam países modelo como a Itália.
No desenvolvimento deste trabalho será apresentado um estudo de caso de pequenos comerciante que virão como solução a concorrência e fortalecimento de seus negócios a criação de uma associação. Será apresentado todo o processo de criação de uma associação e a importância deste tipo de negocio para o desenvolvimento do