Testemunhas de jeová e o uso de sangue.
Em 1988, quando se organizou o Serviço de Informações Sobre Hospitais (HIS), este também foi projetado para educar ou realmente executar um programa de educação altamente especializada. Primeiro, anciãos escolhidos foram treinados para visitar hospitais, nas cidades principais, para falar com médicos e o pessoal administrativo sobre o tratamento das Testemunhas de Jeová com métodos que não envolvem sangue. Ensinou-se também aos anciãos a ajudar as Testemunhas quando confrontadas com situações médicas que desafiam a fé. Fazem isso quer por raciocinar com médicos sobre alternativas viáveis, quer por explicar à Testemunha envolvida diversos procedimentos e produtos médicos, para que esta possa tomar uma decisão esclarecida. Atualmente há 6.465 anciãos treinados que servem como membros de Comissões de Ligação com Hospitais (COLIHs) em todo o mundo.
Essas COLIHs já fizeram apresentações nos principais centros médicos do mundo. A maioria dos médicos e do pessoal dos hospitais expressou genuíno apreço por este esforço de comunicação e cooperação. Antes disso, houve, em algumas ocasiões, confrontos desagradáveis. Muitos médicos não se apercebiam de todas as alternativas médicas que havia para a transfusão de sangue.
Com o objetivo de familiarizar os médicos com essas alternativas e reforçar os fatos apresentados, as comissões ofereceram muita matéria de publicações médicas, a fim de mostrar o que médicos habilitados, já por anos, fazem com êxito sem usar sangue de doador. Volumes encadernados desses artigos encontram-se agora em muitas das principais bibliotecas de medicina. Além disso, no HIS em Brooklyn mantém-se um arquivo de artigos para usar em chamadas de emergência de qualquer parte do mundo.
Qual tem sido o resultado deste programa educativo? Os esforços de impor transfusões de sangue em adultos caíram praticamente a zero em muitos países. Na maioria dos centros médicos há agora um espírito