Conôtação, denotação e figuras de linguagem
Linguagem conotativa: É quando o texto usa as palavras com um sentido diferente daquele que lhe é comum. Este recurso é muito explorado na Literatura.
Exemplos: Conotativos:
trecho da canção“Dois rios”,de Samuel Rosa, Lô Borges e Nando Reis. Note a caracterização do sol:ele foi empregado conotativamente.
O sol é o pé e a mão
O sol é a mãe e o pai
Dissolve a escuridão
O sol se põe se vai
E após se pôr
O sol renasce no Japão
...
Que os braços sentem
E os olhos veem
Que os lábios sejam
Dois rios inteiros
Sem direção
Que os braços sentem
E os olhos veem
Que os lábios beijam
Dois rios inteiros
Sem direção
Note que a expressão “dois rios inteiros” também foi empregada conotativamente e compõe um dos elementos básicos para a interpretação da letra.
FONTE: http://www.brasilescola.com/literatura/denotacao-conotacao.html
2. Prosopopeia. A prosopopeia é uma figura de linguagem que atribui qualidades e sentimentos a seres e coisas irracionais e inanimados. No texto o traço desembesta, o traço não possui tal qualidade na realidade.
3.Analfabetismo funcional é a incapacidade que uma pessoa demonstra ao não compreender textos simples. Tais pessoas, mesmos capacitados a decodificar minimamente as letras, geralmente frases, sentenças, textos curtos e os números, não desenvolvem habilidade de interpretações de textos e de fazer operações matemáticas. Também é definido como analfabeto funcional o indivíduo maior de quinze anos possuidor de escolaridade inferior a quatro anos letivos, embora essa definição não seja muito precisa, já que existem analfabetos funcionais detentores de nível superior de escolaridade. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Analfabetismo_funcional
O analfabetismo digital é o nível de ignorância das novas tecnologias que impedem as pessoas de acessar as oportunidades de interagir com estes, ou seja, em