Convite a Filosofia
1- O que é e como é a reflexão filosófica?
R- A reflexão filosófica é tida como radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento. Não somos, porém, somente seres pensantes. Somos também seres que agem no mundo, que se relacionam com os outros seres humanos, com os animais, as plantas, as coisas, os fatos e acontecimentos, e exprimimos essas relações tanto por meio da linguagem quanto por meio de gestos e ações.
2- Qual a utilidade da Filosofia?
R- Não há certamente expectativa alguma de que ela contribua para a produção de riqueza material. Contudo, a menos que suponhamos que a riqueza material seja a única coisa de valor, a incapacidade da filosofia de promover esse tipo de riqueza não implica que não haja sentido prático em filosofar. Sentido do valor da vida, ou seja, o sentido da importância que anima todo esforço civilizado.
3- O que move alguns gregos à Filosofia?
R- Através da insatisfação e do espanto, eles começaram a ver as coisas pela razão e perceberam que esta poderia ser conhecida por todos, transmitida e ensinada.
4- Que significa afirmar que a razão e o pensamento operam obedecendo as leis, princípios e regras universais?
R- Que razão e pensamento são atitudes resultantes da mente de uma pessoa, e o fato que provoca essas atitudes, não surge de dentro de um ser, mas das coisas que ele aprende na vida, que estão impostas dentro das leis, princípios e regras universais. Portanto, a razão e o pensamento se veem obrigadas a obedecerem as regras impostas pelo mundo, pois a capacidade de se obter razão e pensamento depende e resulta do que vivemos e aprendemos no mundo.
5- Em Filosofia as perguntas são importantes. Que perguntas fizeram os primeiros filósofos gregos?
R- Porque e como as coisa existem?, O que é o mundo?, Qual a origem da natureza e quais as causas de sua transformação?, O que são as coisas?, O que é o ser?