Convidar Novos Amigos
Disciplina: Hidráulica e Hidrologia
Professora: Renata Abdallah
ENGENHARIA CIVIL – 5° SEMESTRE
Laboratório de Mecânica dos Fluídos / Hidráulica e Hidrologia
10/02/2014
1. INTRODUÇÃO
A bancada hidráulica constitui-se em uma bancada confeccionada em estrutura de aço na qual há suportes para diversos tubos de cobre e componentes, devidamente montados de maneira a formar um circuito hidráulico fechado, alimentado por uma bomba que por sua vez, é alimentada por um reservatório próprio contendo água. Ela é um importante aparato no estudo da hidráulica e hidrologia, pois permite a realização de vários experimentos, tais como: vazão, pressão, perda de carga, pitometria venturi, estática de tubos e muitos outros.
2. OBJETIVOS Descrever de forma sucinta a teoria e a principal aplicação de alguns componentes da bancada hidráulica.
3. DESENVOLVIMENTO
A bancada hidráulica, Figura 1, é composta por diversas ferramentas e tubulações que trabalham em conjunto. Nela são elaborados testes de pressão, velocidade de vazão e controle de escoamento da água.
Figura 1 – Bancada hidráulica
Fonte: Elaborada pelo autor
Entre as diversas peças que compõem essa bancada e permitem que os experimentos sejam executados, podemos citar algumas e suas principais funções.
3.1 Manômetros diferenciais de tubo U
É um dispositivo formado por um tubo transparente em formato de U onde se insere um líquido manométrico de peso específico conhecido. Uma das extremidades do tubo é ligada à pressão que se quer determinar e a outra extremidade fica aberta para a atmosfera. Os meniscos têm a sua posição determinada por uma escala milimetrada e, através das leituras na escala a pressão será determinada. (SILVA, 2004)
Figura 8 – Manômetro de tubo em U
Fonte: Elaborada pelo autor
3.2 Piezômetros
O piezômetro é o dispositivo mais simples usado para medir pressões, também chamado tubo piezométrico.