Convidar amigos para o Wish
SEMINÁRIO DE QUIMICA
PILHA COMBUSTÍVEL
Alunas: Mylene Máximo Mendes
Thalita Gutierrez Suniga Carbo
2º D
Prof. ª Linney
Colíder – MT
2014
1. INTRODUÇÃO
A Pilha de Combustível (PC) assemelha-se a uma bateria. Gera eletricidade combinando hidrogênio e oxigênio através de um processo electroquímico sem ocorrência de combustão.
As PC podem ter diferentes tamanhos consoantes o fim a que se destinam, podem também produzir pequenas quantidades de potência elétrica para alimentar computadores, rádios portáteis, ou então, grandes potências elétricas destinadas a servir estações elétricas.
2. DESENVOLVIMENTO DAS PILHAS COMBUSTÍVEL
A descoberta da Pilha de Combustível é normalmente atribuída ao inglês “Sir” William Grove, no entanto “Sir” Humphry Davy foi o primeiro a produzir eletricidade a partir de reações químicas produzidas numa célula. A célula era constituída por um ânodo em carbono e como eletrólito utilizou uma solução de ácido nítrico (HNO3).
No contexto do desenvolvimento de novas tecnologias, o progresso das PC tem sido muito lento. Se tivermos em conta a data da sua descoberta (1802) e a data do seu primeiro protótipo (1959), existe um percurso de cerca de um século e meio. Uma vez que este protótipo foi utilizado pela NASA não se pode considerar como tendo sido comercializado. A regra geral para o desenvolvimento de uma tecnologia prevê-se um período entre 15 a 30 anos antes de o protótipo estar acabado. As PC só começaram a ser comercializadas no início dos anos noventa. Razões econômicas estão ligadas a este fato, mas existem outras tais como a lentidão com que se desenvolveram ideias para resolver os problemas associados à sobretensão das PC, assim como na compreensão da cinética que envolve os fenômenos que ocorrem em nível dos elétrodos.
3. O FUNCIONAMENTO DA PILHA COMBUSTÍVEL
O princípio de funcionamento das PC baseia-se na