Convidar amigos para o Wish
A cada novo acontecer as coisas preexistentes mudam o seu conteúdo e também mudam sua significação.
Milton Santos
No período de 2002/3 foi elaborado o Programa de Formação Continuada de Formação de Professores UFBA/IRECÊ que previa a implantação de um curso de licenciatura para os professores do município vinculado a diversos projetos que deveriam articular a educação, a cultura, a comunicação, a saúde, o ambiente, a arquitetura e o urbanismo em torno do sistema de educação municipal.
O projeto fundamenta-se na chamada Pedagogia do A-con-tecer, termo cunhado por Maria Inez Carvalho a partir dos estudos prigogitianos da Teoria das Possibilidades/atualizações na vertente defendida pelo Prof. Felippe Serpa de que o mundo funciona como um jogo em que se vão precipitando (atualizando/emergindo) as diversas possibilidades postas.
Trabalhamos, quando da proposição do Curso de Licenciatura em Pedagogia – ensino fundamental/séries iniciais – com o conceito de Campo das possibilidades pensadas como desencadeador1 do Campo das atualizações. Portanto, abandonava-se a idéia de aplicação/execução direta de um curso “pré-pensado”: a opção foi pela formulação de um Campo das possibilidades pensadas mais como o propiciador de uma construção curricular em processo e menos como um modelo a ser aplicado.
Em janeiro de 2004 as atualizações, precipitações, emergências tiveram início. Convidamos, vocês, agora para acompanhá-las através deste relato realizado por alguns dos autores que fizeram esta história: a equipe de orientação/coordenação do Projeto irecê.
GRUPO DE ESTUDOS LITERÁRIOS
Inicialmente pensada como atividade para estimular a prática de leitura literária entre os professores cursistas, este tipo de atividade, o Grupo de Estudos literários – GEL -, acabou se tornando uma das atividades mais produtivas e procuradas do curso, apresentando demandas diversas e colocando como exigência o aumento no número de livros ofertados como