Convidados
Investimentos em Educação: seus impactos no crescimento do PIB brasileiro do final da década de 1990 ao final do governo Lula
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO 1. Objeto de trabalho
O trabalho apresentado visa avaliar se os investimentos em educação, aliados a fatores de desempenho dos estudantes inscritos no ensino público, têm viés significativo quando o relacionamos com o desempenho do país e seu crescimento econômico.
2. Questão principal do trabalho
A questão central do trabalho consiste em indagar se a estimativa realizada por Ricardo Paes de Barros em 2001 concretizou-se ou não até o ano de 2011. Caso necessário realizar-se-ão regressões para relacionar dados como faixa etária dos alunos, aprovações, evasão, etc.
3. Hipótese
A hipótese apresentada será que o nível de educação é importantíssimo para o desempenho econômico de uma nação e que sem um nível razoável de ensino há desvios cruciais nesse desenvolvimento.
4. Objetivo do Trabalho
O objetivo desse trabalho é identificar se a hipótese é falsa ou verdadeira.
5. Referencial Teórico e a Natureza da Investigação
Utilizaremos como principal referencial teórico a teoria econômica de Gary Becker, vencedor do prêmio Nobel de Economia em 1992, em sua obra Human Capital: A Theoretical and Empirical Analysis, with Special Reference to Education.
6. Sumário Indicativo e Plano de Trabalho
Introdução
I.1 Tempo: nosso bem mais escasso - Gary S. Becker and Gilbert Ghez (1975). The Allocation of Time and Goods Over the Life Cycle.
I.2 As interações sociais e sua necessidade para nosso convívio - Gary S. Becker (1974). "A Theory of Social Interactions"
I.3 O papel da educação no crescimento do PIB per capita - O Capital Humano - Gary S. Becker (1964, 1993, 3rd ed.). Human Capital: A Theoretical and Empirical Analysis, with Special Reference to Education. Chicago, University of Chicago Press
Cap I. O Estudo de