Você foi convidado
Vamos começar o curso refletindo sobre o conceito de texto. Nós nos comunicamos sempre por meio de textos, mas, afinal, o que é um texto?
O conceito de texto
Será que uma única palavra pode ser um texto? Observe os exemplos abaixo:
Exemplo (1)
ATENÇÃO
Atenção!
Exemplo (2)
(Disponível em http://goo.gl/ZX8FDS)
1
Exemplo (3)
(Disponível em http://goo.gl/FGEHck)
Observe que, nos exemplos (2) e (3), temos um contexto comunicativo, em que a palavra “Atenção” está transmitindo uma ideia. Por isso, temos dois textos diferentes. No entanto, a palavra “Atenção”, apresentada isoladamente, como no exemplo (1), não caracteriza um texto. Podemos até dizer que se trata de uma palavra da Língua Portuguesa, o que ela significa, mas, nesse caso, não temos um contexto de produção. Portanto, não temos um texto.
Será que não podemos ter um texto sem o uso de palavras? Podemos sim. A imagem a seguir ilustra bem a transmissão de uma mensagem sem o uso de palavras.
Temos, portanto, um texto não verbal.
(Disponível em http://goo.gl/CEQpCt)
Desse modo, podemos nos comunicar por meio de textos verbais e também de textos não verbais. Sempre que fazemos uso de palavras, sejam elas faladas ou
2
escritas, estamos produzindo um texto verbal. Por outro lado, quando comunicamos uma ideia sem o uso de palavras, teremos um texto não verbal.
O texto escrito
Em nosso curso, teremos como foco o texto verbal escrito. Vimos que um texto verbal faz uso de palavras como sinais de comunicação, mas será que apenas ao utilizá-las já teremos um texto? Veja o exemplo abaixo:
“O assédio em si trás no meio um poder aquisitivo escondendo ao trabalho, assim podendo fazer e refazer, adicionando o sentido, junto a essa conduta de mulher ideal.
Não querendo ser prejudicial ao método agressivo, mas ao jeito decisivo a maneira pela força que o traz da forma de agir. A teimosia circunstancial vem devido ao exotismo da participação com credibiloso