Conversao de Sistema de Cores
Definição de Imagem Digital
Uma imagem é definida por uma matriz n x m, onde cada elemento da matriz corresponde à intensidade, ou nível, de cinza em determinado ponto. Cada ponto é denominado pixel. Para imagens binárias (preto e branco), cada elemento pode assumir 0 ou 1. Para imagens em tons de cinza, esses elementos podem assumir valores de 0 a 255. E para imagens coloridas, cada pixel é definido por três valores, que variam de 0 a 255.
NTSC – National Television Standards Comitee
NTSC é o sistema de televisão analógico em uso nos Estados Unidos, na maioria dos países da América (o Brasil, com sistema padrão PAL-M, é uma das exceções que não utilizam esse sistema), em alguns países do leste asiático e também utilizado na reprodução em DVDs players. Recebeu o nome do National Television System(s) Committee (Comitê Nacional do(s) Sistema(s) de Televisão), a organização representativa do setor, responsável pela criação deste padrão.
RGB
RGB é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, "datashows", scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional. O modelo de cores RGB é baseado na teoria de visão colorida tricromática, de Young-Helmholtz, e no triângulo de cores de Maxwell.
YIQ
O sistema YIQ é o sistema primário de cor adotado pelo NTSC. A cor sólida no sistema YIQ é obtida por uma transformação linear do cubo RGB. A sua finalidade é a de explorar certas características do olho humano para maximizar a utilização de uma largura de banda fixa. O sistema visual humano é mais sensível a alterações na luminância do que a alterações na tonalidade ou saturação e, assim, uma maior largura de banda deve ser dedicados a luminância do que a informação de cor. A conversão é dada pelo seguinte sistema linear: