Conversando Com Os Alunos Diretora
Em visita a Escola Estadual “Asas Brancas” no dia treze de Outubro conversamos com os alunos das 3ª séries do Ensino Fundamental I, sobre a questão do bullying na escola. Todos nós assistimos um filme infantil que trata desse tema, “CJ7 o brinquedo mágico.”. Nele, um menino muito pobre estuda em uma escola particular, é mantido pelo pai que trabalha muito e tem pouco tempo para ficar com o filho, mas isso não o impede de ensinar-lhe valores importantíssimos: não mentir, não trapacear, roubar e não revidar as agressões. Na escola o menino protagonista sofre muito com o bullying (humilhações e agressões físicas e psicológicas) por causa de sua situação sócio-econômica. Após o término do filme aproveitamos o ensejo para uma conversa com os alunos, fizemos uma abordagem aproveitando o filme que tínhamos assistido para saber se eles estavam familiarizados com o assunto e o quanto eles sabiam a respeito.
Constatamos que as crianças estavam sim, familiarizadas e sabiam muito, sobre o assunto, pois a escola faz um trabalho sistemático de conscientização, prevenção e de intervenção quando necessário. Os alunos debatem com os professores que reforçam o tempo todo, a importância dos valores: respeito ao próximo, respeito as diferenças, a solidariedade e a importância da amizade entre os colegas, os professores e funcionários da escola.
Também percebemos que os alunos são estimulados a atuar na prevenção do bullying por meio das palestras do Grêmio Estudantil – os alunos do Grêmio estudaram sobre o assunto e foram para as salas de aula para falar sobre esse fenômeno com colegas, orientando-os e tirando as dúvidas dos demais alunos.
Na unidade escolar percebemos que os alunos são estimulados a serem solidários com os agredidos e informarem a um adulto (professor, funcionário ou Direção) sempre que perceberem uma situação de conflito.
Esse trabalho anti-bullying começa desde a entrada do aluno na escola,