Convers O Entre Escalas
Variações de Temperatura
As relações termométricas vistas anteriormente nos ajudam a converter o valor dado a uma certa temperatura entre duas escalas diferentes, mas não são úteis quando desejamos comparar variações de temperatura.
Vejamos um exemplo:
Imagine que as temperaturas mínima e máxima previstas para um certo dia em sua cidade sejam, respectivamente, 20ºC e 35ºC. Podemos concluir que a amplitude térmica ou variação de temperatura para esse dia é igual a 15ºC. Se você quiser comunicar esse dado a uma pessoa habituada à escala fahrenheit, terá de converter esse valor.
Utilizando a relação termométrica da página anterior, você poderia dizer que uma variação de 15ºC corresponde a uma variação de 59ºF. Porém, se você converter as temperaturas máxima e mínima para a escala Fahrenheit e depois calcular a diferença, encontrará 68ºF para a temperatura mínima, 95ºF para a máxima e, consequentemente, 27ºF para a amplitude térmica, bem diferente dos 59ºF encontrados anteriormente.
Isso acontece porque a relação termométrica vista anteriormente não serve para a conversão de diferenças entre duas temperaturas.
Então como devemos proceder nesses casos?
Começaremos novamente pelo desenho das escalas (Celsius, Fahrenheit e Kelvin, desta vez). Agora, porém, ao invés de uma, desenharemos duas temperaturas genéricas e o que queremos comparar é a diferença entre elas, a variação de temperatura.
Montando agora a regra de três entre as diferenças, obtemos o seguinte:
Finalmente, as relações destacadas acima podem ser utilizadas para converter variações de temperaturas entre as escalas termométricas mesmo que não se saiba quais são as temperaturas máxima e mínima.
Podemos ver que a variação de temperaturas na escala Kelvin é sempre igual à variação na escala Celsius, enquanto a variação na escala Fahrenheit é sempre igual à variação na escala Celsius multiplicada por 1,8 (9/5).