Convergência com práticas contábeis internacionais
INTERNACIONAIS
Convergência com as práticas contábeis internacionais
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) lança edital de audiência pública para discutir a possibilidade de audiência pública conjunta e sobre a aceitação dos pronunciamentos técnicos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis.
Objetivo - A CVM vem ao longo do tempo analisando, discutindo e, após colocação em audiência pública própria, referendando pronunciamentos emitidos pelo Instituto de Auditores do Brasil - IBRACON. Esses mesmos pronunciamentos têm sido ainda, previamente a sua apresentação à CVM, submetidos a processo de discussão, análise e audiência pública pelo IBRACON. Objetivase, com essa audiência pública, evitar a duplicidade de esforços, retardar desnecessariamente o processo de aprovação de uma norma contábil e possibilitar que o público interessado possa se manifestar a respeito da mudança nessa sistemática com a introdução do modelo de audiência pública única que está sendo proposta na minuta de deliberação anexa.
Convergência com as práticas contábeis internacionais - A necessidade e a importância de as práticas contábeis brasileiras se tornarem convergentes com as práticas contábeis internacionais emergiram do processo de internacionalização dos mercados financeiros e de capitais. Esse processo de convergência, que se encontra bastante adiantado em termos mundiais, busca o atendimento às necessidades do investidor internacional e passa pela comparação das demonstrações contábeis das empresas e entidades que se candidatam a recursos no mercado de capitais global. Essa comparação está sendo realizada com base na elaboração em um conjunto de normas contábeis de alto nível qualitativo, emitidas por um órgão supranacional – o International Accounting Standard Board – IASB, reconhecido pela IOSCO e que vem sendo implantado pelas autoridades reguladoras dos países membros que almejam o aumento das condições de