CONVEC O
Aline Strothmann, Carmela Fonseca, Katiuscia Rothmund, Rosana Kaufmann/ Universidade de Santa Cruz do Sul/ Engenharia Ambiental/ 17 de abril de 2015.
1 Resumo
O presente relatório tem por objetivo relatar o experimento da aplicação da convecção através da transmissão de calor por meio de um tubo de alumínio fazendo com que a água presente no reservatório aqueça e forme uma corrente de convecção.
2 Desenvolvimento
a) Revisão Bibliográfica
A convecção é a forma de transmissão do calor que ocorre principalmente nos fluídos (líquidos e gases). Diferentemente da condução onde o calor é transmitido de átomo a átomo sucessivamente, na convecção a propagação do calor se dá através do movimento do fluído envolvendo transporte de matéria.
Quando uma certa massa de um fluído é aquecida suas moléculas passam a mover-se mais rapidamente, afastando-se, em média, uma das outras. Como o volume ocupado por essa massa fluida aumenta a mesma torna-se menos densa. A tendência dessa massa menos densa no interior do fluido como um todo é sofrer um movimento de ascensão ocupando o lugar das massas do fluido que estão a uma temperatura inferior. A parte do fluido mais frio (mais densa) move-se para baixo tomando o lugar que antes era ocupado pela parte do fluido anteriormente aquecido. Esse processo se repete inúmeras vezes enquanto o aquecimento é mantido dando origem às chamadas correntes de convecção. São as correntes de convecção que mantêm o fluido em circulação.
A convecção pode ser classificada de acordo com a motivação do fluido:
Convecção natural: A transmissão de calor por convecção natural ocorre sempre quando um corpo é colocado num fluido a uma temperatura maior ou menor do que a do corpo. Em consequência da diferença de temperatura, o calor flui entre o fluido e o corpo e causa uma variação de densidade nas camadas fluidas situadas nas vizinhanças da superfície. A diferença de densidade induz um escoamento descendente do fluido mais pesado e ascendente do fluido