Condu O Convec O E Radia O
Condução, Convecção e Irradiação.
Ingrid Queiroz, Cláudia Santos, Vinicius Cardoso, Ruan Gonçalves.
Relatório de Física
Objetivo:
Compreender o processo de trocas térmicas ocorridas no cotidiano.
Introdução:
O calor é um tipo de energia que pode ser transferido de um corpo para o outro quando há diferença de temperatura entre eles. A transferência de calor pode ocorrer de três formas: radiação, condução e convecção A condução ocorre no interior de um corpo ou entre dois corpos em contato. A convecção depende do movimento da massa de uma região para a outra. A radiação é a transferência de calor que ocorre pela radiação eletromagnética, tal como a luz solar, sem que seja necessária a presença de matéria no espaço entre os corpos.
Materiais:
Papel Sulfite (A4)
Linha De Costura
Vela
Arame (30 cm)
Jornal
Isqueiro
Alicate
Madeira
Tesoura
Lápis
Procedimento:
Condução:
Acenda a vela com o isqueiro, derretendo-se a vela, deixando cair à parafina como uma “cola” em um pedaço de madeira, para ela fixar-se. Segurando o arame com as mãos, em cima do fogo aceso até sentir a quentura.
Obs: Cortar o arame com o alicate; utilizar-se o jornal debaixo da madeira, para que não suje o local do procedimento.
Convecção:
Em um papel sulfite, com o lápis desenha-se uma espiral e com a tesoura corta-se em forma de “cobra”, amarrando-se a linha no início do espiral, com distância de 12 cm da vela (acesa).
Irradiação:
Com a vela acesa, aproximam-se suas duas mãos nas laterais da vela.
Resultado e Discussão:
Na condução, a previsão da equipe era de que o arame com o fogo esquentasse rapidamente, porém os resultados foram obtidos após exatos 10 minutos, entretanto para obtermos esse resultado, tivemos que aproximar as mãos mais perto da vela acesa, para que sentíssemos a quentura no arame, sendo assim o calor do fogo passou-se para o arame.
Na convecção a previsão da esquipe era de que o papel queimasse, mas não foi o ocorrido, o espiral de papel sulfite