Contém 1g Estudo De Caso
A Contém 1g não faz nenhum investimento no desenvolvimento de novas fragrâncias. Suas essências são sempre adquiridas de terceiros. Para adentrar no mercado internacional a Contém 1g precisa fazer um estudo da cultura local para então descobrir quais fragrâncias são mais aceitas pelos consumidores e, a partir daí, ela investir no desenvolvimento de novas fragrâncias que estejam de acordo com o mercado que ela opte por adentrar ou fazer aquisição de essências de terceiros que estejam de acordo com os gostos dos consumidores.
Na visão dos executivos, os produtos cosméticos tem função de promover limpeza e de embelezar, mas não de promover tratamento ou rejuvenescimento de seus usuários. A empresa precisa inovar nessa área para atingir uma nova fatia de mercado, acrescentar o tratamento e rejuvenescimento em seus produtos, pois outras empresas que atuam no mercado internacional já estão focando nessa área.
2) Poder-se-ia pensar em um único mercado internacional ou em vários mercados com características e exigências próprias para produtos de perfumaria e cosméticos ?
A linha de maquiagem para jovens, considerada uma inovação radical visto que não existia nada semelhante no mercado até então, foi o grande responsável pelo boom da empresa. Além disso, o modelo de venda híbrido permitiu que a empresa se expandisse sem perder a sua identidade. O modelo de vendas híbrido era a junção das vendas porta a porta com as franquias. A comercialização pelo sistema de franquias foi bem aceito uma vez que deu exposição e fortalecimento à marca. Nesse momento é importante ressaltar que a Contém 1g inovou não somente no quesito produtos, mas também na sua estrutura de vendas, que também é primordial para o sucesso de qualquer negócio, afinal além de produzir é necessário escoar a produção. O ponto mais crítico a ser