2013 1 Ementa Política sociedade e cultura
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em História
Seminário da linha de pesquisa: Política, sociedade e cultura no mundo contemporâneo
Disciplina: HST 3473001 – Sociedade, Política e Cultura no Mundo Contemporâneo.
Número de Créditos: 04 - 60 horas/aula
Horário: Terça-feira - 14:00 às 18:00 horas - Sala: 207 CSE
Professores: Dr. Alexandre Busko Valim Dr. Adriano Luiz Duarte
Semestre: 2013/1
Ementa:
Refletir sobre o papel do intelectual na sociedade e sobre as relações entre os fenômenos políticos, sociais, culturais e econômicos no mundo contemporâneo.
Objetivo:
A linha de pesquisa Política, sociedade e cultura no mundo contemporâneo se define pela compreensão de que fenômenos econômicos, políticos, sociais e culturais devem ser apreendidos como momentos de um mesmo processo, pois apenas nas suas múltiplas interações é que cada um deles adquire pleno sentido e significado. Nessa perspectiva, vinculada à história social, temas relativos a intelectualidade, ao Estado, à cidadania e à nação, em diferentes contextos – imperialismo, colonialismo, democracia e ditadura –, constituem nosso campo de interesses, que se expande por questões como integração e conflitos nacionais e internacionais, trabalho e trabalhadores, guerras, imprensa, fotografia, cinema, literatura, propaganda e diplomacia, principalmente nos séculos XX e XXI.
Programa:
18/03
Intelectuais, cultura e nacionalismo.
Leituras:
- JACOBY, Russel. Os últimos intelectuais. São Paulo: Edusp, 1987, “Estão faltando intelectuais?”, p. 16 a 38.
- AHMAD, Aijaz. Linhagens do presente. São Paulo: Boitempo, 2002, “Cultura, nacionalismo e o papel dos intelectuais: uma entrevista”, p. 219 a 247.
- OURIQUES, Nildo. Crítica à razão acadêmica. 2ª edição, Florianópolis: Insular, 2012, “Ciência e pós-graduação na universidade brasileira”, p. 73 a 107.
25/03.
EUA e América Latina: A visão conservadora e a “explicação cultural”.
AYERBE,