Contábeis
PLANO DE CONTAS
UBERLÂNDIA/MG
2012
LEANDRO PORCÍNIO
PLANO DE CONTAS Trabalho acadêmico sobre Plano de Contas, apresentado à disciplina Prática Contábil I, segundo período, curso de Ciências Contábeis.
UBERLÂNDIA/MG
2012
1. O que se entende por Plano de Contas (Elenco de Contas).
Plano de Contas (ou Elenco de Contas) é o conjunto de contas, previamente estabelecido, que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes à entidade, além de servir de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis. Cada empresa deverá elaborar seu próprio plano de contas, pois o plano expressará aspectos específicos da entidade e servirá como importante instrumento na tomada das decisões e no controle interno, além de ser o principal instrumento do sistema contábil.
2. Como se dá a construção do Plano de Contas?
O contador quando vai montar o Plano de Contas da entidade que será sob sua responsabilidade deverá ter em mente certos parâmetros, com o intuito de construir sua ferramenta da melhor forma possível. Ele deve sempre consultar seus usuários, partindo do conhecimento total dos objetivos da empresa e de suas atividades principais. Feito isso, podemos listar alguns cuidados básicos na elaboração de um Plano de Contas:
a) Deve atender primariamente as necessidades de informação dos principais usuários dos relatórios;
b) A classificação deve partir do geral para o particular;
c) Deve ser codificado;
d) Os agrupamentos devem ser feitos pensando nos relatórios que eles se originarão;
e) Os títulos das contas utilizados devem refletir imediatamente os elementos patrimoniais que representam – devem ser claros e sucintos;
f) Deve ter flexibilidade (margem para