Eugênia
imagem
Aparecida Brazão
Jane Janesco
Rita Borburema
Roberto Pekny
EUGENIA
O tema foi escolhido a partir da análise do artigo “A Cura Para Jeca Tatu”, extraído do Jornal Folha de São Paulo do dia 09/09/07, escrito por Giovana Girardi. O conteúdo do artigo traça um panorama de Eugenia em todo o mundo e descreve a tentativa de intelectuais de se criar uma nova raça brasileira, no começo do Século XX.
Introdução
Definição – A eugenia é um termo criado por Francis Galton (1822-1911), que a definiu como estudo dos agentes sobre o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações, seja física ou mentalmente. Esse conceito é baseado na teoria da evolução das espécies, de Darwin, que afirmava serem apenas as espécies melhores adaptadas, as que sobreviviam.
Etimologia – Eugenia deriva do grego Eugenes cujo significado aproximado é: Boa linhagem, boa procedência.
História da Eugenia
➢ Grécia (Vlll. a.C.) na cidade de Esparta os recém nascidos eram examinados por um conselho de anciãos e quando constatadas anormalidades físicas, mentais ou falta de robustez ordenava-se o encaminhamento do bebê ao Apotetas (local de abandono) para que fosse lançado de cima do monte Taigesto.
➢ Os filósofos gregos Platão e Aristóteles, também pensavam na necessidade de selecionar os casamentos e de estimular o matrimônio dos casais “superiores”, tendo em vista a preservação da raça.
➢ Judeus: “Só é Judeu aquele que nasce do ventre Judeu”. (religião pontuada pela linhagem de sangue).
Todos os períodos históricos têm exemplos de tentativa de aperfeiçoamento da raça humana.
➢ No século XV d.C. surge na Europa um movimento das artes, letras e ciência denominado Renascimento, que coloca razão e o homem no centro do Universo (antropocentrismo) contrapondo-se ao Teocentrismo( Deus no centro de tudo).
Leonardo Da Vinci, um dos representantes de renascença associava a