contruçao civil
ENGENHARIA CIVIL
DESENHO TÉCNICO II
DESENHO ARQUITETÔNICO
Prof. Heber Martins de Paula
Desenho Arquitetônico
Desenho:
◦
Significa “executar traços” ,“riscar”.
◦
O desenho surgiu a muito tempo na pré-história pela necessidade de registrar coisas e fatos. Através do desenho, o homem primitivo representava suas atividades e tudo o que acontecia à sua volta e, ao longo da História, o homem foi aprimorando as técnicas de representação. Desenho Arquitetônico
Desenho Arquitetônico é a representação gráfica de um projeto. Porém, não a ideal.
◦ Ele apenas mostra partes de um projeto que deverá ser visualizado completo em uma imagem mental.
◦ O desenho é bidimensional, simbólico, não reflete a escala humana.
◦ É estático, isto é, não muda o seu ponto de vista.
◦ Não mostra as cores nem a luz, nem os cheiros, nem os sons.
◦ "O projeto arquitetônico é a casca seca e miniaturizada de uma fruta, ainda que possa crescer e ter vida, ao ser construído e servir de abrigo às pessoas." (MONTENEGRO, 1978).
Desenho Arquitetônico
Para se iniciar um projeto arquitetônico são necessárias algumas informações básicas que irão orientar e direcionar a proposta de projeto a ser elaborada, pelo arquiteto ou engenheiro civil, em função de determinado cliente.
É o momento de se constatar quais são as necessidades do cliente, a função do edifício, o tipo de terreno, as condições climáticas, o tipo de meio urbano onde o terreno se insere, as condições financeiras, as exigências legais, as técnicas e materiais construtivos etc.
A partir disto, naturalmente, as idéias vão tomando forma, o partido arquitetônico vai se definindo, através de Esboços ou Croquis.
Desenho Arquitetônico
Estas são as primeiras tentativas de expressão e de síntese do pensamento e, por isto mesmo, são executadas com bastante liberdade gráfica. Em geral, usa-se lápis de grafite bastante macio e espesso em papel transparente (papel