Controlo on-off com AI
Controlo On-Off e Proporcional
Guia de Prática Laboratorial
Paulo Garrido
Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores
Escola de Engenharia
Universidade do Minho
Informação de direitos de autor:
Universidade do Minho cc Licença ComunsCriativos 3.0 Atribuição CompartilhaIgual
PL Controlo on-off e proporcional v3.0
2
1. Introdução
Esta Prática Laboratorial (PL) tem como objetivo geral realizar um sistema eletrónico de controlo da temperatura de uma estufa usando controlo On-Off e controlo proporcional (Garrido,
2010).
O sistema eletrónico a realizar fará o controlo de um modelo laboratorial de uma estufa, representado esquematicamente na Figura 1. Este modelo permite reproduzir as características fundamentais de uma instalação ou sistema a controlar do tipo de uma estufa.
No modelo laboratorial está montado um transdutor (Wikipedia, 2010) de temperatura em resistência elétrica do tipo PT100 – Platina com 100 Ω (Educypedia, 2010).
Está também montada uma lâmpada que serve como elemento aquecedor.
Esta lâmpada tem tensão de alimentação e potência nominais de 12 V e 20 W, respetivamente.
Alimentando a lâmpada a valores no intervalo [0, 12], pode variar-se a potência térmica fornecida ao modelo laboratorial.
Uma cortina permite isolar termicamente a lâmpada da PT100, de forma a evitar que a resistência desta última seja influenciada pela radiação da primeira. Com a cortina fechada, a medida de temperatura obtida a partir da PT100 é apenas influenciada pela temperatura do ar que circula na estufa – que é a variável que se pretende medir e controlar.
Porta
Lâmpada
Cortina
PT100
PTC
Ventoínha off on
Figura 1 – Modelo laboratorial de uma estufa.
A realização de um sistema de controlo requer a utilização de um sensor, de um controlador e de um atuador (Garrido, 2010).
O sensor destina-se a fornecer uma medida da variável a controlar, neste caso, a temperatura da estufa. No sistema