controller
Segundo Lobato, Filho, Torres e Rodrigues (2009, p. 76), “o macroambiente é constituído dos elementos que formam a própria vida da sociedade e que influenciam de maneira direta ou indireta as organizações”. Existem, de maneira genérica, seis ambientes gerais: ambiente sociocultural, demográfico, econômico, tecnológico, político-geral e natural.
Quando entendemos o que se propõe abranger com a empresa Earbooks, observamos e buscamos analisar onde os produtos deverão ser inseridos, e de que maneira. Já observamos em capítulos anteriores, que o mercado editorial
Como observa-se o mercado Audio-Livro inserido no mercado editorial, pode-se compreender importantes componentes motivadores de compra e atrela-los ao comportamento do consumidor. No caso da EarBooks, o motivador de compra é a própria atuação da EarBooks, ou seja, o mercado de Best-Sellers. A empresa tem como objetivo a reprodução de determinada obra, e não a feitura e produção. A facilidade que a Earbooks propõe aos seus consumidores também é um motivador de compra, seguido pelo comportamento do consumidor. Identificou-se dentro dos potenciais clientes, a falta de tempo para as leituras convencionais mas a intenção pela busca do conhecimento, lazer ou informação é incessante. Uma pessoa com características como as descritas acima estão dentro do escopo proposto pela empresa e serão potenciais consumidores.
O Brasil apresentou resultados na ultima década, de forma a permitir inserir classes em mercados antes não pensados. A renda familiar aumenta, o nível de escolaridade melhora, a taxa de analfabetismo reduz, a perspectiva de vida aumenta, bem como a taxa de crescimento da população e o adensamento da população. São informações importantes quando da feitura da projeção dos resultados da EarBooks pois tem-se consciência de que lida-se com aspectos culturais em um mercado em expansão.
A automação, melhora constante da tecnologia, a velocidade da inovação e o estilo de vida