Controles internos
2. Autorizações: Buscam permitir o encaminhamento de uma operação / transação após conferência, evidenciada por log no sistema ou assinatura / visto em documentação de suporte.
3. Conciliação: Consiste no confronto de informações de origens distintas, com o objetivo de detectar inconsistências.
4. Acesso Físico: Consiste no controle da entrada/saída de funcionários, clientes e/ou equipamentos em determinadas áreas de uma organização.
5. Acesso Lógico: Busca o controle do acesso/alcance de funcionários e/ou clientes a arquivos eletrônicos e sistemas computacionais, bem como a disponibilização de instruções e treinamento para esses sistemas aos usuários autorizados.
6. Delimitação de responsabilidades: Determina uma definição clara e formal das responsabilidades e da autoridade sobre os procedimentos criados para certas atividades, focando a limitação de ação acerca dos mesmos, sem envolver valores (cuja delimitação é tratada no controle interno de alçadas).
7. Disponibilização e padronização de informações: Visam ao estabelecimento de sistemas de comunicação efetivos entre áreas, de maneira a assegurar que as informações cheguem a seu destino, contemplando, inclusive, aspectos como integridade, confiabilidade e disponibilidade.
8. Execução de Plano de Contingência: Busca formalizar e testar ações que permitam dar continuidade às operações de unidades que não possam ser interrompidas, independentemente da adversidade da situação.
9. Manutenção de registros: Consiste em fazer a manutenção atualizada, segura e organizada dos registros.
10. Monitoração: Acompanhamento de uma atividade ou processo, para avaliação de sua adequação e/ou desempenho em relação às metas, aos objetivos traçados e aos