Controle pratica9
Para realização do programa3 foi desenvolvido as funções de transferências com os zeros, polos e ganhos descritos no Procedimento Experimental . Utilizando da função zpk do MATLAB® para gerar tais funções de transferência foi possível desenvolver o código apresentado abaixo:
As funções de transferência geradas com a função zpk são:
Comparando a resposta ao degrau das funções criadas. Foi utilizada a função step para gerar a resposta das funções, a qual está representada nas Figuras 1, 2, 3, 4 e 5. O código utilizado está abaixo.
Os gráficos obtidos para cada step aplicados encontram-se abaixo:
Figura 1 – Resposta ao degrau das funções A e B.
Figura 2 – Resposta ao degrau das funções A e C.
Figura 3 –Resposta ao degrau das funções D e E.
Figura 4 – Resposta ao degrau das funções D e F.
Figura 5 – Resposta ao degrau das funções D e G.
Podemos observar na Figura 1 que as curvas das funções A e B podem ser consideradas praticamente iguais. Essa
Podemos perceber que na Figura 1 que as curvas das funções A e B podem ser consideradas iguais. Isso se deve ao fato de que a diferença entre as funções de transferência A e B é que a função B tem um polo a mais em -20. Como seu outro polo está em –1, o polo em -20 não exerce uma diferença no sistema, uma vez que o polo em -1 é dominante, o que é comprovado na Figura 9. Logo, na figura 2 estão representadas as curvas das funções A e C. A comparação entre as duas funções é que a função C tem um polo duplo em -1, enquanto A tem um polo simples em -1. A reposta da curva A acaba sendo um pouco diferente da resposta da curva C, sendo C a curva mais amortecida, sendo representada na figura 2. Agora, na Figura 3 obtemos as respostas das curvas ao degrau das funções D e E. Percebe-se uma diferença entre as curvas, sendo a resposta da função E oscilatória antes de apresentar uma estabilidade, enquanto a resposta da função D possui uma representação mais suave. Sendo que