Controle populacional
Diversos métodos para controlar o crescimento populacional são possíveis. O(s) método(s) escolhido(s) pode(m) ser fortemente influenciado pelas crenças religiosas e culturais dos membros da comunidade. A falha de outros métodos de controle da população pode levar ao uso do aborto ou o infanticídio como soluções. Enquanto uma prática de controle específico pode ser legal / obrigatória em um país, pode ser ilegal ou restrito em outro, um indicativo da controvérsia em torno deste tema.
O controle populacional pode se torner efetivo através de diversas práticas, com ou sem o consentimento das pessoas envolvidas:
Controle da população de um país específico sem impacto na população mundial: incentivo à emigração e/ou limitação à imigração
Controle da população de um país específico, com impacto na população mundial: métodos anticoncepcionais: camisinha, pílula anticoncepcional, DIU, etc abstinência sexual reduzir a mortalidade infantil para que os pais não aumentarem o tamanho da família, de maneira a garantir que pelo menos alguns sobrevivem até a idade adulta.
Aborto
Infanticídio
Melhorar a situação e independência das mulheres, de maneira a garantir que tenham a liberdade de escolher o número de filhos que desejam
Guerra
Esterilização
Eutanásia
Justificativas[editar | editar código-fonte]
O controle populacional tem sido feito em vários países, com diversas justificativas. A mais importante delas é conter o crescimento populacional.
Crescimento populacional mundial anual1
Região 2000 2011
União Europeia 0,2281% 0,2742%
América Latina e Caribe 1,4635% 1,1064%
América do Norte 1,0959% 0,7566%
Sul da Ásia 1,7948% 1,4407%
África sub-saariana 2,6011% 2,5329%
Mundo 1,3165% 1,1511%
Programas de controle populacional no século XXI[editar | editar código-fonte]
Estatais[editar | editar código-fonte]
A China mantinha a Política do filho único como forma de controlar a população, mas agora permite dois