CONTROLE PATRIMONIAL
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5 REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
O patrimônio é um conjunto de bens direitos e obrigações vinculados a uma pessoa ou entidade, os quais necessitam de controles principalmente os bens comercializáveis, os direitos necessitam de um devedor, as obrigações são débitos que as entidades assumem em troca de bens e serviços. Todo o patrimônio é passível de avaliação em moeda para demonstração das riquezas.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 BENS
Os bens são todos os elementos materiais e imateriais que integralizam o patrimônio.
Segundo a economia, os bens são coisas que servem para satisfazer as necessidades humanas. Por definição jurídica, bem é tudo aquilo que pode ser objeto de dinheiro e é suscetível de ser utilizado e apropriado. Quando dizemos que algo é um bem patrimonial, significa que ele pode ser avaliado em dinheiro e integra o patrimônio de alguém, vale dizer, que é de propriedade de uma pessoa, seja ela física ou jurídica.
Para classificar corretamente um bem primeiro precisamos conhecer a atividade da pessoa jurídica, se ela é comercial, industrial ou prestadora de serviços. Saber a especificação técnica e a utilidade dada ao bem, se for para venda, consumo ou uso; caso seja para uso, observar se representa bem durável ou não.
Em contabilidade os bens se dividem em dois tipos; bens matérias e imateriais.
2.1.1 Bens Materiais
Os bens materiais são corpóreos, ou seja, tem existência física. Podem ser tocados e são visíveis. São exemplos de bens matérias, também denominado de bens tangíveis. bens numerários – dinheiro bens de venda – são as mercadorias para revenda; estoque bens fixos ou imobilizados - representam os bens duráveis, com vida útil superior a um ano; imóveis, veículos, máquinas, instalações, equipamentos, móveis e utensílios bens de renda – não são