CONTROLE INTERNO NAS EMPRESAS
Luciana Mara Lemes1, Jorge Augusto Gonçalves Reis2.
1 – Universidade do Vale do Paraíba/ Faculdade de Ciências Contábeis Aplicadas, Rua Lamartine Maia da
Silva Torres, 177 – Bosque dos Eucaliptos – 12232-380 – São José dos Campos, SP – lmlemes@ig.com.br
2 – Universidade do Vale do Paraíba / Faculdade de Ciências Contábeis Aplicadas, Av. Shishima Hifumi,
2911 – Urbanova, 12224-000 – São José dos Campos – SP – jorgereis@gia.cta.br
Resumo - O controle interno em uma organização mostra-se como uma importante ferramenta para a empresa melhorar a sua produtividade, como também, evitar fraudes e padronizar os procedimentos.
Mostra também que existem vários tipos de controle interno e que devemos implantá-lo de acordo com as necessidades da empresa, pois, certamente, a partir dessa implantação será dado o primeiro passo para eliminação de vários erros e fraudes que costumam acontecer, voluntária ou involuntariamente.
Demonstrará também quais são os objetivos do controle interno, suas limitações e as responsabilidades de cada um dentro da organização.
Palavras-chave: controle interno, qualidade, controle.
Área do Conhecimento: VI Ciências Sociais Aplicadas
Introdução
Embora todas as empresas já possuam um método de controle interno, nem sempre ele é adequado. A motivação maior deste estudo partiu da necessidade de implantar um método de controle dentro de uma empresa que atualmente não possui essa ferramenta.
O controle interno deve ser uma ferramenta eficaz quanto ao controle de desperdícios e fraudes dentro de uma empresa, pois a partir dele faremos as segregações de funções, estabelecendo padrões em documentos e procedimentos. O objetivo principal deste trabalho é de mostrar a importância de um controle interno adequado e planejado dentro de uma empresa.
Conceito de Controle Interno
Muitos ainda confundem controle interno com a auditoria interna. Na verdade, os dois conceitos são bem diferentes: o controle interno cria as normas e os