controle estrtégico de carrapatosem bovinos
1132 palavras
5 páginas
INSTRUÇÃO TÉCNICAPARA O PRODUTOR DE LEITE
ISSN NO 1518-3254
38
Controle estratégico do carrapato dos bovinos de leite
John Furlong e Márcia Prata
Embrapa Gado de Leite
Quando fazer
Durante os meses mais quentes ou mais secos do ano, os carrapatos morrem rapidamente na pastagem, em função das temperaturas mais altas ou das umidades mais baixas. Por isso, encontram-se em menor número parasitando os bovinos. Todos esses fatores indicam essas épocas como as mais propícias para uma estratégia intensiva de controle, que tem por objetivo eliminar o maior número possível de uma geração do carrapato, produzindo assim poucos carrapatos nos meses futuros.
Como fazer
Utiliza-se uma série de cinco banhos carrapaticidas, em intervalos de 21/21 dias, ou três tratamentos com produto pour on, em intervalos de 30/30 dias. Como é impossível eliminar os carrapatos, após essa série de combate estratégico, o número de carrapatos nos animais se manterá baixo até o início da primavera, quando tenderá a elevar-se. Caso essa elevação do número seja pequena, não devem ser realizados novos banhos ou tratamentos, pois os bezerros que nascem durante e após as aplicações devem ter contato com pequeno número de carrapatos, para desenvolverem proteção aos parasitas da Tristeza Parasitária, transmitidos pelos carrapatos.
Reinicia-se o sistema de controle durante os meses mais quentes do próximo ano. Durante o primeiro ano de atuação, banhos ou tratamentos extras podem ser necessários. O sucesso desse sistema de controle depende diretamente do banho ou tratamento bem feito e, principalmente, da eficiência do produto utilizado.
Por que fazer
Esse sistema, além de atuar sobre a menor população de carrapatos parasitando os bovinos durante o ano, tem dois propósitos:
a. A partir do início da execução do sistema de controle, a população de carrapatos na pastagem, e conseqüentemente nos animais, não aumentará mais, uma vez que os carrapatos que subirem nos animais,