CONTROLE ESTRAT GICO BSC
Acadêmicos
Andreza da Costa
16/06/2015
RESUMO
Neste paper explanaremos sobre os controles estratégicos balanced scorecard (BSC); o que é, como é aplicado na implementação das estratégias junto as organizações, como é possível tornar sua aplicação possível no desenvolvimento das próprias estratégias nas organizações. Vamos dissertar também, como ele surgiu e quais são as suas perspectivas e como esta ferramenta foi aperfeiçoada na comunicação, desde a criação do mapa estratégico e seu propósito de criar valor ao conectar os objetivos estratégicos com suas causas e efeitos, garantindo o alinhamento da organização com a estratégia. Este estudo vai mostrar as conclusões dos autores e críticos sobre o mapeamento das estratégias e como o balanced scorecard tem um lugar indiscutível na implementação das mesmas.
Palavras-chave: Controle, Estratégia, Balanced Scorecard.
INTRODUÇÃO
O Balanced Scorecard (BSC) foi desenvolvido em 1992 por Robert Kaplan, professor da Universidade de Harvard (EUA) e pelo executivo David Norton, com o objetivo de motivar e medir a performance da organização sobre quatro perspectivas: Financeira, dos clientes, dos processos internos, do aprendizado e crescimento, proporcionando um quadro balanceado sobre a performance atual e os vetores de desempenho futuro.
Segundo Campos (1998, p. 71): Fazendo uma despretensiosa analogia, seria algo como o painel de instrumento de um veículo. Cada automóvel, avião ou navio tem um painel de controle próprio, com alguns medidores obrigatórios, como velocidade, pressão de óleo, nível de combustível e outros indicadores específicos, talvez semelhantes, mas nem sempre idênticos.
Na década de 1950 o balanced scorecard foi desenvolvido pela General Electric, o primeiro sistema BSC foi projetado para ser um sistema de medição, mas tornou-se uma ferramenta de gestão estratégica crítica para o processo de planejamento das empresas.
1 BALANCED SCORECARD (BSC)
O