Controle de velocidade de uma correia transportadora
Transportadora utilizando Controlador PI
1
Samuel V. Dias 1, Laurinda L. N. dos Reis 2, José C. T. Campos 2
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE – Campus Maracanaú samueldias@ifce.edu.br 2
Universidade Federal do Ceará – UFC – Departamento de Engenharia Elétrica – DEE laurinda@ufc.br / teles@dee.ufc.br
Abstract - O artigo apresenta a identificação e o controle da malha de velocidade de uma correia/esteira transportadora a partir de uma entrada randômica e em degrau, respectivamente.
O controlador foi projetado de forma que atenda as necessidades de desempenho e funcionamento do sistema como, por exemplo, manter a velocidade de deslocamento constante independente da carga ou ponto de operação. Os parâmetros do controlador proporcional-integral (PI) foram sintonizados a partir dos algoritmos propostos por Ziegler-Nichols. A estratégia de controle PI foi implementada no protótipo da correia existente no laboratório LAMOTRIZ-UFC. Um estudo comparativo foi realizado entre o sistema da correia sendo acionada através de um redutor de velocidade e através do controlador proposto visando a eficiência energética do processo. Os resultados de simulação e experimental são apresentados para a validação do modelo obtido com desempenho satisfatório.
I.
INTRODUÇÃO
Em 2007, o Governo Federal, através do PAC – Plano de
Aceleração do Crescimento, traçou planos e metas para o desenvolvimento econômico brasileiro incentivando o investimento privado, aumentando o investimento público em infra-estrutura e estimulando o crédito e financiamento [1].
Porém, em meados de 2008, uma crise econômica mundial provocou uma desaceleração na atividade industrial [2] e o
Brasil enfrentou esta crise apresentando um crescimento robusto e sustentado por sua economia que pode ser observado através da projeção de aumento do PIB em 0,5% para 2009, 6% para 2010 e uma média de 5% para os anos seguintes até 2018. Em função destes