tidir
Belo Horizonte – MG
2011
AUTOMAÇÃO DE ESTEIRAS TRANSPORTADORAS COM O USO DE CONTROLADORES LÓGICO PROGRAMÁVEIS – PLC´s
PRÉ-PROJETO
Orientador: PREENCHER
Conteúdo
INTRODUÇÃO
No mercado competitivo como de hoje as empresas sempre buscam alternativas de otimizar seu processo produtivo, e um sistema logístico que assegure um ótimo funcionamento dos processos de transporte, seja da matéria – prima, até o produto acabado envolvendo todas as fases da fabricação ao armazenamento de uma linha de produção, é um diferencial para o sucesso.
Com base nessa busca por otimização a correia transportadora se destaca como o equipamento mais versátil e mais difundido para movimentação de carga em instalações industriais. Com a característica de receber cargas e transportá-las de maneira praticamente contínua ao longo de um caminho definido, possui grande confiabilidade e se destaca por sua elevada produtividade e baixo custo operacional. Portanto, devido às características mencionadas, a correia transportadora é um equipamento fundamental dentro de uma indústria, e seu estudo e a implementação de técnicas se fazem necessárias para obter uma maior performance desse equipamento.
No entanto, devido a sua robustez para operar em instalações com ambientes agressivos (siderurgia, mineração) as correias transportadoras de um modo geral, consiste em acionamentos eletromecânicos simples inviabilizando um controle maior sobre o equipamento.
Estudos relacionados à eletroeletrônica apresentam a automatização das correias transportadoras com a aplicação de um PLC (Programmable Logic Controller) ou em português CLP (Controlador lógico programado) – segundo a NEMA (National Electrical Manufactures Association): - “PLC é um aparelho eletrônico digital que utiliza uma memória programável para armazenar internamente instruções e para implementar funções