Controle De Tr Fego A Reo
Controle de Tráfego Aéreo (Air Traffic Control, ou ATC) é um serviço prestado por controladores, em terra, que guiam aeronaves (geralmente, aviões) no ar e no solo, para garantir um fluxo de tráfego seguro, ordenado e expedito. Os Controladores de tráfego aéreo fornecem indicações e autorizações de voo, de acordo com as características operacionais das aeronaves e as condições de tráfego em determinado momento. Estas autorizações podem incidir sobre a rota, altitude e/ou velocidade propostas pelo operador da aeronave, para determinado voo, devendo os pilotos cumprir as instruções/autorizações recebidas. No seu trabalho, os Controladores de tráfego aéreo, utilizam regras e padrões definidos e aprovados pelas entidades aeronauticas, nacionais e internacionais, que regulamentam a circulação do tráfego aéreo. Nos aeródromos, os controladores de tráfego aéreo são ainda responsáveis pela circulação de pessoas e veículos na área de manobra, como as pistas e os caminhos de circulação.
O controle de táfego aéreo é prestado por unidades de controle, designadas torre de controle de aeródromo que controla o tráfego a pousar e a decolar dos aeródromos, e ainda em centros de controle de rota , que prestam serviço às aeronaves em sobrevôo ou na fase de cruzeiro que se segue a uma decolagem ou que precede uma aproximação e pouso.
ICAO/OACI
Órgão regulamentador da aviação civil internacional. A ele compete promover, incentivar e estabelecer padrões para a aviação civil internacional. Idealizado na convenção de Chicago em 1944, instituido em outubro 1947, tem como sede a cidade de Montreal no Canadá. Existem 18 Anexos com normas e métodos recomendados a serem seguidos pelos países membros da OACI. O Brasil é membro da OACI desde sua fundação.
Alguns padrões estabelecidos : Horário ZULU ou UTC (Tempo Coordenado Internacional), Fraseologia Padrão , Unidades de Medida, etc.
Órgãos Normativos
DAC. – Departamento de Aviação Civil Órgão central do Sistema de Aviação Civil