Controle de Qualidade de Hemocomponentes
QUALITY CONTROL OF HEMOCOMPONENTS: IMPORTANCE AND MAIN METHODS
Elivânia Maria da Silva Ribeiro1; Karla Melo Ferreira da Silva 2 1- Discente do curso de Graduação de Biomedicina da Uninassau, Recife; 2- Orientadora Docente da Uninassau, Recife.
RESUMO
A terapêutica transfusional com hemocomponentes refere-se à parte especifica do sangue que o paciente necessita. Esta prática conserva os estoques de sangue e diminui os riscos transfusionais ao paciente. O objetivo deste estudo foi descrever o controle de qualidade na produção de hemocomponentes. Trata-se de uma revisão de literatura de artigos entre 2000 e 2012 que se adequaram com o tema da pesquisa, além de livros e legislações. Segundo a portaria 1353 de junho de 2011, toda transfusão de sangue traz um risco ao receptor, seja imediato ou tardio, tendo a possibilidade de transmissão de doenças infecciosas através do sangue. Portanto algumas medidas preventivas são adotadas para reduzir o risco de contaminação. A segurança transfusional é uma preocupação importante e tem levado à incorporação de novas tecnologias como o Teste NAT visando reduzir o período da janela imunológica. Conforme os hemocomponentes são produzido são retirados por amostragem algumas bolsas para testar sua qualidade. O resultado desses testes refletem a qualidade do hemocomponentes e direciona possíveis melhoras a serem adotadas pelo serviço de hemoterapia. Conclui-se que o controle de Qualidade de hemocompoonentes além de ser uma exigência da legislação brasileira para todos os serviços de hemoterapia, auxilia a garantir a adequada produção e uso terapêutico dos hemocomponentes.
Palavras chave: Controle de Qualidade; Hemocomponente; Segurança Transfusional.
ABSTRACT
The therapeutic transfusion with hemocomponents refers to the specific part of the blood that the patient needs. This practice keeps the blood supply and reduces risks to patient transfusion.