Controle de motor CC
Projeto final
Controle do sentido de rotação de motor CC
Alunos: Alex Paulo de Souza Jesus
Rudson Figueredo Martins
Prof. Leonardo Costa de Paula
04 de julho de 2013
Resumo
Para o projeto final da disciplina redes industriais do curso de
Engenharia de Controle e Automação, nos propomos a realizar o funcionamento de um motor CC invertendo o seu sentido de rotação em que os dados para a execução dos procedimentos sejam encaminhados via comunicação de dados.
1 Introdução
Para que o motor funcione de acordo com a solicitação de um usuário é necessário que haja uma comunicação de dados entre os dispositivos podendo, assim, obter o controle do comportamento do motor. Essa comunicação é realizada primeiramente entre um computador cliente e um computador servidor via TCP/IP. Com isso, o servidor é capaz de se comunicar, com o hardware, via comunicação serial, para a realização do que for proposto pelo usuário. O hardware que utilizamos foi a plataforma arduino UNO com microcontrolador Atmega 328. O usuário, então, terá as opções de: ligar motor no sentido direto, ligar motor no sentido inverso e desligar motor, suavizando seus acionamentos. Para isso, o computador
(cliente) deverá passar os dados informados para o servidor via TCP/IP.
Este, por sua vez, “mandará” o arduino funcionar/desligar o motor conforme os dados recebidos do cliente.
A transferência de dados entre o cliente e o servidor via TCP/IP é realizada através de um cabo Ethernet crossover.
Já a transferência de dados entre o servidor e o hardware (arduino) é feita por um cabo serial RS232.
O arduino deverá ativar o funcionamento do motor CC no sentido de rotação solicitado pelo usuário (informação passada no computador cliente) e também desativá-lo quando solicitado.
Para que essa inversão do sentido de rotação seja possível, utilizamos um CI L293D que é um circuito integrado que contém duas pontes H, em sua composição.
2 Materiais utilizados