CONTROLE BIOL GICO
a) O controle biológico de pragas visa à redução de prejuízos através de ações selecionadas após os sistemas vitais tanto dos predadores como das pragas terem sido compreendidos e as consequências ecológicas, bem como as econômicas, destas ações tenham sido previstas, o mais acuradamente possível, para o melhor interesse da sociedade.
O controle biológico é o uso de um organismo para suprimir outro
O controle biológico pode reduzir o uso de pesticidas
O controle biológico pode efetiva e economicamente suprimir pragas agrícolas
b) O controle biológico pode ser definido como quaisquer atividades envolvendo a manipulação de inimigos naturais tais como predadores, parasitas ou patógenos para reduzir ou suprimir uma população animal ou vegetal que represente uma praga. Um programa completo de controle biológico cobre uma ampla gama de atividades, desde a simples conservação de inimigos naturais através de criteriosa seleção de um pesticida que lhes seja menos tóxico até a liberação deliberada ou introdução de inimigos naturais.
O controle biológico é o uso de um organismo especialmente escolhido para controlar outro que represente uma praga. É uma forma de manipular a natureza para obtenção de um efeito desejado.
Vantagens do controle biológico
A incorporação do controle biológico como parte de um programa integrado de controle de pragas reduz os riscos legais, ambientais e públicos do uso de produtos químicos. Métodos de controle biológico podem ser usados em plantações para evitar que populações de pragas atinjam níveis danosos.
O controle biológico pode representar uma alternativa mais econômica ao uso de alguns inseticidas. Algumas medidas de controle biológico podem evitar danos econômicos a produtos agrícolas. A maioria dos inseticidas apresenta amplo espectro de atuação e matam de modo não específico outros animais ecologicamente importantes e potencialmente úteis. Os inimigos naturais usualmente têm preferências muito específicas para certos