Controle - ATPS Processos Administrativos
A organização é uma abstração, pois quem realiza as ações são as pessoas. Porém grandes ações necessitam ser realizadas por organizações.
É necessária uma organização com divisão de responsabilidades e níveis graduais. Chiavenato afirma que em uma organização existem basicamente três níveis organizacionais: estratégico, tático e operacional.
O nível estratégico, segundo Chiavenato, é aquele que são definidos os objetivos da organização em longo prazo. Os gestores preocupam-se com o presente e o futuro da organização no mercado. Buscam resultados em um prazo de dois a cinco anos.
O nível tático apesar de estar próximo as pessoas, ainda se encontra tangenciando os processos em sua forma bruta expressos em números percentuais relativos ao mercado e relatórios com variáveis complexas. Direciona os objetivos organizacionais para setores específicos. Objetivos táticos tem prazo de um ano.
O nível operacional é o que possui menor grau de abstração e seus resultados, segundo Chiavenato. Os resultados são expressos em números absolutos. Objetivo desse nível tem prazos de um a três meses.
Os níveis estratégicos, táticos e operacionais fazem parte da organização.
O Gerente Intermediário
O Gestor Intermediário na Estrutura Organizacional
QUADRO: Habilidades requeridas dos gestores organizacionais.
Nível
Organizacional
Habilidades
Requeridas Motivos Principais
Estratégico
Conceitual
A fim de poder conceber estratégias é necessário que o gestor deste nível saiba compreender e agir baseado na complexidade existente na organização e o contexto onde atua.
Tático
Interpessoal
Os gestores táticos precisam compreender as necessidades, interesses e atitudes das pessoas, a fim de engajá-las para o trabalho em equipe e o atingimento de objetivos comuns.
Operacional
Técnica
O profissional deve mobilizar conhecimentos, métodos e equipamentos para cumprir tarefas dentro de seu campo de especialidades.
O