Controladoria
• A capacidade ociosa na produção de biodiesel se manterá elevada, o que poderá acarretar redução dospreços do biocombustível nos leilões empreendidos pela ANP, prejudicando as margens de lucro do segmento.
• Os biocombustíveis suprem parte da demanda mundial e nacional por combustíveis, motivada principalmente por considerações de ordem ambiental, pela elevação dos preços do petróleo no mercado internacional e pela incerteza na oferta de combustíveis fósseis no médio e longo prazo. Nos países industrializados comprometidos com as metas do Protocolo de Kyoto, o uso de biocombustíveis representa uma das formas mais efetivas de reduzir as emissões líquidas de gases causadores do efeito estufa, associadas ao consumo energético no setor de transporte.
• As fontes de biomassa são diversas, destacando-se: cana de açúcar, soja, mamona, palma, girassol e milho. O processo de extração e o produto obtido dependem da fonte: a cana de açúcar é utilizada para a obtenção de álcool, que, após destilado tem-se o etanol (nos Estados Unidos utiliza-se o milho) e o biodiesel é obtido de lavouras de oleaginosas, sobretudo soja, ou do sebo bovino. Para cada processo, tem-se um sistema distinto para a extração de óleo, e o produto final possui características diferentes .
• As vendas de biodiesel ocorrem por meio de leilões realizados pela ANP. Porém, espera-se que com o desenvolvimento do mercado, as negociações ocorram diretamente entre os produtores e as misturadoras e/ou distribuidoras. Por outro lado, a comercialização direta poderá ser desfavorável aos produtores de biodiesel, pois os compradores são concentrados. Assim, devido à menor concentração da produção