Controladoria
É uma ciência autônoma que não se deve confundir com a Contabilidade, apesar de utilizar de todo o conjunto da Ciência Contábil. Pode ser conceituada como um conjunto de princípios e métodos originários da Administração, Economia, Psicologia, Estatística e principalmente da Contabilidade, que se ocupa da gestão econômica das empresas, com fim de orientá-las para a sua eficácia. (Mosimann).
Como parte de utilização de princípios de ciência Contábil, há dois conjuntos diferentes de necessidade de informação como a Contabilidade Gerencial e Contabilidade Financeira.
• Contabilidade financeira – associada à emergência dos relatórios contábeis, Balanço Patrimonial (Demonstração Anual de Lucros), prestação de contas para a sociedade capitalista a fim de redirecionar os investimentos para os projetos mais rentáveis.
• Contabilidade Gerencial – associada também ao advento capitalismo industrial surgiu a necessidade do gerenciamento contábil interno em função de novas complexidades dos processos de produção, objetivando informações para a tomada de decisão, antevendo o futuro.
Função da Controladoria dentro de uma empresa
• Estabelecer, manter e sistematizar um integrado plano de operação;
• Gerenciar o risco operacional através da administração dos sistemas de controles internos;
• Preparar, analisar e interpretar o que será disponibilizado no sistema de informações que servirá de base para os administradores, no processo de tomada de decisão e supervisão da preparação das demonstrações externas que servirão de reporte para o governo, acionistas, instituições financeiras, fornecedores e publico em geral;
• Desenvolver, estabelecer e manter sistemas de contabilidade societária, de custos e gerencial para todos os níveis da companhia, incluindo corporação, divisões, fábricas e unidades para registro das atividades para adequado controle interno e com suficiente flexibilidade para fornecer informações necessárias para a administração e