Controladoria
Empresa: Prolind
Integrantes:
Bruno Costabile
Bruno Pereira
Gustavo Ballestreri
Lucas Vilela
Zheng Si Yan
Professor Fabio Gallo
A Empresa
A companhia analisada e estudada pela grupo foi a empresa Prolind, cujo core business é focada na indústria de soluções em alumínio e aço, a qual fornece produtos para empresas do setor de construção civil, energético, transporte e industrial. Sua sede está situada em São José dos Campos e possui uma filial em Londrina, sendo um grupo de capital totalmente nacional.
A sede processa o alumínio e trabalha com a produção de extrudados que fornecem bases e equipamentos para construção civil, atendem diretamente empresas e distribuidoras e não o consumidor final. Ou seja, o negócio da empresa está alinhada a uma relação B2B (Business to Business), de empresa para empresa e portanto, não lida diretamente com o cliente final. Dessa forma, a Prolind não trabalha com estoque e sim atendendo aos pedidos realizados pelas distribuidoras, o que necessita de uma rede de informações estruturadas e eficientes para estar sempre apta a atender esta demanda just in time.
Além disso, por atender aos pedidos específicos e customizados, seus funcionários precisam estar sempre avaliando a produção no que tange ao quesito qualidade de seus produtos e buscar responder às exigências de seus consumidores, uma vez que a política de qualidade da companhia deve comprometer-se com a melhoria contínua do sistema de gestão e com a segurança de seus funcionários. Para atender aos diferentes pedidos, as máquinas são programadas para suportar até dois mil tipos diferentes de produtos. Assim, é essencial que haja equipamentos eficientes para realizar a checagem eficaz de sua produção a fim de buscar o melhor desempenho possível, e além de evitar ao máximo o desperdício, cumprir o controle de qualidade ao qual o setor está submetido para se destacar entre os concorrentes, e ter a aceitação de seus clientes.
A