Controladoria
Análise de demonstrações contábeis ou financeiras e análise de balanço têm o mesmo significado. A partir desse momento, será utilizada esta última forma de expressão.
A análise de balanços é feita, basicamente, com os dados do balanço pa¬trimonial e da demonstração de resultado. Outras demonstrações contábeis le¬galmente obrigatórias (e as não obrigatórias) auxiliam na análise da situação patrimonial e financeira da empresa. AS Notas Explicativas, o Relatório da Administração e o Parecer da Auditoria Inde¬pendente, quando existentes, fornecem informações bastante úteis para inter¬pretação correta dos dados contábeis e análise de tendências.
A análise de balanços é considerada uma arte, apesar de utilizar fórmu¬las matemáticas e métodos científicos para extrair dados, pois, dependendo do grau de conhecimento teórico, conhecimento do ramo, experiência prática, sensibilidade e intuição, cada analista poderá produzir diagnósticos diferentes a partir de um mesmo conjunto de dados.
Para que fazer a análise de balanços se as conclusões podem ser diferentes dependendo de cada analista? Geralmente, as análises feitas por dois analistas experientes e com boa formação técnica, utilizando o mesmo conjunto de da¬dos e informações, chegam a conclusões semelhantes sobre a situação atual da empresa, embora possam indicar diferentes níveis de tendências.
Os principais usuários da análise de balanços são: administradores da em¬presa, acionistas e investidores, instituições financeiras, fornecedores, clientes, concorrentes e órgãos