Controladoria pequenas e medias empresas
Consoante o Artigo 6º da Lei n.º 4.137, de 10/09/1962 define empresa como toda organização de natureza civil ou mercantil destinada à exploração por pessoa física ou jurídica de qualquer atividade com fins lucrativos". As micro e pequenas empresas tem representado uma parcela importante na recente história de recuperação e estabilidade da nossa economia, pois geram empregos e produtos que representam riqueza da comunidade e de uma nação .
No Brasil a maioria das MPEs encerra suas atividades com pouco mais de um ano de exercício social e algumas conseguem prolongar seu ciclo de vida. É importante que a gestão de uma MPEs exige que o empresário perceba a importância de se implantar os controles financeiros básicos (contas a pagar, receber, controle de estoques, controle de receitas, despesas) e que, embasados nestes preceitos, as decisões passem a ser mais racionais, objetivando a maximização de resultados.
Segundo o SEBRAE (2007), as MPES morrem prematuramente em razão de diversos fatores, dentre os quais se destacam : 72% por incompetência do empregador, falta de experiência no campo e profissional. 20% por lucros insuficientes, juros elevados, perda de mercado, mercado consumidor restrito e nenhuma viabilidade futura. 11% por fraca competitividade, recessão econômica, vendas insuficientes e dificuldade de estoques. 8% por dividas e cargas demasiadas e despesas operacionais. E 3% por negligência, capital insuficiente, clientes insatisfeitos, fraudes e ativos insuficientes.
Para aumentar a capacidade de participação dos seus negócios, com investimentos em inovação e tecnologia, cadeias produtivas, encadeamento da produção, certificações e cooperativismo. Nesse sentido destaca-se a Controladoria que é uma ferramente de grande importância dentro das organizações. È por meio de uma análise de dados por ela gerados que se discutem os rumos a seguir observando-se as