Controladores lógicos programáveis
SISTEMAS PRODUTIVOS II
CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS (CLPs)
Aplicação de CLP na empresa RC Indústria e Comércio de Papéis (Esteio-RS) no processo de Acabamento de toalha de papel.
Porto Alegre, Junho de 2011 1. Revisão teórica 2.1. Histórico
O CLP surgiu devido a grande dificuldade de mudar a lógica de controle dos painéis de comando a cada mudança na linha de montagem. Tais mudanças implicavam em altos gastos de tempo e dinheiro. A idéia inicial do CLP foi de um equipamento de fácil programação e manutenção com conceito plug-in, alta confiabilidade, com dimensões menores que painéis de Relês (visando a redução de custos), passível de envio de dados para processamento centralizado e de expansão em módulos, com preço competitivo e com capacidade mínima de 4000 palavras na memória. Surgiu um equipamento bastante versátil e de fácil utilização que vem se aprimorando constantemente, diversificando cada vez mais os setores industriais e suas aplicações.
2.2. Conceito
Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), um Controlador lógico programável ou Controlador programável, conhecido também por suas siglas CLP ou CP e pela sigla de expressão inglesa PLC (Programmable logic controller) é um equipamento eletrônico digital com hardware e software compatíveis com aplicações industriais. Segundo a NEMA (National Electrical Manufacturers Association), é um aparelho eletrônico digital que utiliza uma memória programável para armazenar internamente instruções e para implementar funções específicas, tais como lógica, seqüenciamento, temporização, contagem e aritmética, controlando, por meio de módulos de entradas e saídas, vários tipos de máquinas ou processos.
Geralmente as famílias de Controladores Lógicos Programáveis são definidas pela capacidade de processamento de um determinado numero de pontos de Entradas e/ou Saídas (E/S). É indicado para lidar com sistemas caracterizados por