Controladores Logicos Programaveis
3 - Introdução ao estudo dos PLC´s
3 - Introdução ao estudo dos PLC’s
3.1 - Contactor ou relé
Antes de entrar no estudo dos PLC’s (“Programmable Logic Controllers”, ou “controladores lógicos programáveis”) é de todo o interesse abordar, de forma muito resumida, a lógica de relé.
Durante anos, esta tecnologia foi a única forma de controlar muitos processos industriais. O seu princípio de funcionamento tem por base a utilização de um dispositivo electromecânico chamado relé.
Este componente é actuado, ou accionado, fechando o circuito que contém a bobina. A este circuito dá-se a designação de circuito de comando, operado tradicionalmente a tensão reduzida.
Fig. 3.1 - Esquema funcional de um relé.
51
Controlo Industrial
3 - Introdução ao estudo dos PLC´s
A bobina ao ser percorrida por corrente vai originar um campo magnético. O contacto mecânico associado à bobina irá deixar o seu estado de repouso, proporcionado pela mola, e fechar o circuito que alimenta a carga a controlar. A este circuito dá-se a designação de circuito de comando.
Até à introdução dos PLC’s, o controlo de aplicações industriais era feito com este tipo de dispositivo.
Muitas falhas que ocorriam eram inerentes do facto de se tratar de um dispositivo electromecânico, e portanto, sujeito a problemas associados à durabilidade; fiabilidade; e versatilidade, por exemplo.
3.2 - Evolução histórica dos PLC’s
Os PLC’s (“Programmable Logic Controllers”, ou “controladores lógicos programáveis”) são elementos fundamentais dos modernos sistemas de automação industrial.
Hoje em dia os PLC’s podem desempenhar funções de controlo local de baixo nível de vários subsistemas, coordenação geral do sistema de automação industrial, aquisição e processamento de dados, gestão de comunicações, etc.
No início entretanto, os PLC’s pretendiam ser uma alternativa mais flexível à lógica eléctrica e baseada em temporizadores (timers), que era vulgar nos paneis de