Controlador de semaforo atuado
Funcionamento
O princípio básico de funcionamento do controlador atuado é a extensão do tempo de verde correspondente a cada corrente de tráfego, em função das detecções de veículos, nessa e nas demais correntes de tráfego que se aproximam do cruzamento. Para cada estágio (2) é designado um período mínimo de verde (3), que é o tempo necessário para a travessia segura dos veículos que aguardam sua vez entre a linha de parada e a área de detecção (4). Esgotado o período mínimo de verde serão adicionadas extensões de verde (5), acionadas pelas detecções nas correntes de tráfego que nesse estágio têm o sinal verde. O processo de extensão do período de verde só terminará se ocorrer um dos três seguintes eventos:
• Ausência de demandas para esse sinal verde. Neste caso, o semáforo passará inicialmente para amarelo e depois dará sinal vermelho a todas as ruas, permitindo que o primeiro veículo, a ser então detectado, obtenha sinal verde imediato;
• Detecção de ônibus em outra corrente de tráfego, conflitante com esta. O semáforo passará imediatamente para amarelo e depois dará sinal verde para o ônibus; e
• Detecção de um veículo qualquer em corrente de tráfego conflitante com esta. Neste caso, a mudança não será imediata, mas a partir do instante da detecção será contado o período máximo de verde (6) do estágio em vigor, findo o qual o semáforo passa para o amarelo.
O período de amarelo ou entre-verdes (7), é composto por duas partes: normal e extra. A parte normal ocorre sempre nas mudanças de estágio e corresponde ao tempo necessário à desobstrução do cruzamento; a parte extra é acrescentada caso haja detecção de veículos durante o amarelo normal. Cada estágio fica então caracterizado por 5 parâmetros programáveis: verde mínimo, verde máximo, extensão de verde, amarelo normal e amarelo extra.
A extensão de verde é ajustável em passos de meio segundo e os demais parâmetros em passos de um segundo.