contribuições dos índios para o Brasil
Embora a história não aponte contribuições afetivas das etnias indígenas na formação da nação, um erro causado pelo fato dos "desbravadores", tal como Colombo e Cabral, considerarem esses povos sem cultura, sem "civilização", ou qualquer outro tipo de progresso material,
Ensinamos a quem nos escravizou cruelmente a sobreviver em várias situações na selva, muitos serviram de guia nas explorações, nossos antepassados estavam na história do país constantemente, ajudando a manter as terras longe dos invasores, também na mão-de-obra, nas expansões agrícolas e extrativistas.
Ajudamos na formação sócio-cultural do povo brasileiro emprestando nossos traços na miscigenação com o branco e o negro, não apenas no sentido biológico, mas fazendo parte da formação religiosa e cultural, nossa culinária até hoje é apreciada por aqueles que nem mesmo sabem que os primeiros a experimentar certas iguarias foram e são nossas.
Passando ainda para um aspecto mundial, a tradicional medicina indígena hoje é valorizada, aceita por profissionais renomados, uma arte milenar que pareceu ser esquecida ou renegada por séculos, usando uma série de combinações, segundo pesquisas recentes, antes mesmo da medicina moderna descobrir as ervas compostas.
Sem sombra de dúvidas uma das maiores contribuições para o mundo é a preservação de uma biodiversidade imensa em nossas reservas, quando hoje em dia tanto se fala em aquecimento global e seu impacto sobre o homem, as terras indígenas são verdadeiras matas verdes, ressaltando a utilização da terra sem maltratá-la ou degradá-la.
É preciso rever o conceito que todos os índios são coitados, sem cultura, ou ainda bêbados e vagabundos. Precisamos nos lembrar que somos agentes constantes, formadores da história deste nosso país, e que se não fossem os tais "civilizados" homens brancos ter invadido o nosso espaço, seríamos donos absolutos desta terra, como de fato somos, mesmo sem o