contribuições Classicas da Sociologia
Introdução 2
Karl Marx 3
Materialismo 3
Teoria da mais – valia 4
Alienação 5
Emile Durkheim 6
Fato Social 6
Instituição social 6
Solidariedade Social 7
Solidariedade mecânica 7
Solidariedade orgânica 8
Educação 8
Max Weber 9
Ação social 9
A autoridade tradicional 9
A autoridade carismática 10
A autoridade racional-legal 10
Protestantismo 11
Bibliografia 12
Introdução
Abordando as principais contribuições sociológicas de forma resumida devido a complexidade do assunto, porém poderemos ter um conceito básico do que são e quais foram essas contribuições para a sociedade de modo geral, e que esses conceitos se perpetuam na composição social. Conceitos como: materialismo, teoria da mais – valia e alienação por Karl Marx; fato social, instituição, solidariedade social por Emile Durkheim; ação social, conceitos de autoridade, colaboração protestante por Max Weber. Esses conceitos definiram e definem a consciência social norteando a base de pensamento social para desenvolvimento individual e coletivo daqueles que integram a sociedade, reforçando assim a sociologia como ciência.
]
Karl Marx
O filósofo alemão Karl Marx é considerado um dos pensadores mais influentes de todos os tempos. Marx agiu no século XIX, uma época de grande agitação no cenário social e político da Europa. Ele escreveu em um momento durante o qual os excessos da nova Revolução Industrial eram mais proeminentes e suas ideias revolucionaram o pensamento sobre o capitalismo e sua relação com os negócios, os indivíduos, os estados e o meio ambiente.
Materialismo
A ideia motivadora por trás da filosofia de Marx era o materialismo. Os materialistas acreditam que são as condições materiais do mundo, como, por exemplo, a estrutura da economia e da distribuição da riqueza, que dão origem a ideias como quem "deveria" liderar e "mereceria" ganhar o que eles ganham. Essa ideia é contrária ao idealismo, que afirma que são